Você sabe a importância do Planejamento estratégico?

Autor: Carolina Lanna


Você sabe a importância do Planejamento estratégico?


O planejamento estratégico é uma das partes mais importantes que uma empresa deve ter para que seus objetivos sejam alcançados.

Sem planejamento, suas ações ficam mal estruturadas e seus KPIs (Key pointers indicators) ficam um pouco sem critério.

 

O planejamento estratégico é uma atividade de gerenciamento organizacional que é usada para estabelecer prioridades, concentrar energia e recursos, fortalecer operações, garantir que os funcionários e outras partes interessadas estejam trabalhando em direção a objetivos comuns, estabelecer acordo em torno de resultados desejados e avaliar e ajustar a direção da empresa para uma mudança.Produz decisões fundamentais e ações que dão forma e orientam o que é uma empresa, quem serve, o que faz e por que a faz, com foco no futuro. O planejamento estratégico efetivo articula-se não só quando uma organização está indo e as ações necessárias para progredir, mas também como ela saberá se ela é bem sucedida.

 

O que é um Plano Estratégico?

Um plano estratégico é um documento usado para comunicar os objetivos da empresa, as ações necessárias para alcançar esses objetivos e todos os outros elementos críticos desenvolvidos durante o exercício de planejamento.

 

O que é gerenciamento estratégico?

O gerenciamento estratégico é a coleta abrangente de atividades e processos em curso que usam para coordenar e alinhar recursos e ações com missão, visão e estratégia em toda a organização. As atividades de gerenciamento estratégico transformam o plano estático em um sistema que fornece feedback de desempenho estratégico para a tomada de decisões e permite que o plano evolua e cresça conforme os requisitos e outras circunstâncias mudam. A Execução da Estratégia é basicamente sinônimo de Gerenciamento de Estratégia e equivale à implementação sistemática de uma estratégia.

 

Quais são os passos no planejamento e gerenciamento estratégico?

Existem muitas estruturas e metodologias diferentes para planejamento estratégico e gerenciamento. Embora não haja regras absolutas em relação ao quadro certo, a maioria segue um padrão semelhante e tem atributos comuns.

1) análise ou avaliação, onde é desenvolvida uma compreensão dos ambientes internos e externos atuais,

2) formulação de estratégia, onde a estratégia de alto nível é desenvolvida e um plano estratégico básico de nível de organização é documentado

3) execução da estratégia, onde o plano de alto nível é traduzido em planejamento operacional e itens de ação mais operacionais e

4) avaliação ou manutenção / fase de gerenciamento, onde o aprimoramento contínuo e avaliação de desempenho, cultura, comunicações, relatórios de dados e outros gerenciamento

 

E sua empresa, já começou seu planejamento de 2018? Ainda não?

Fale conosco que podemos te ajudar!