Funil de vendas: por que é importante entender a jornada do usuário?

Autor: Janine Martins


O funil de vendas é um modelo estratégico que destrincha a jornada do cliente desde o momento em que ele conhece a empresa até quando realiza uma compra, incluindo também o pós-venda. 


De diferentes formas, as empresas precisam ser capazes de atender as necessidades dos usuários nas diversas etapas desse processo de forma a criar confiança para assim poder fechar um negócio e conquistar um novo cliente.


E porque esse funil é importante? Ele serve de termômetro para seu negócio ir avançando no relacionamento com o cliente. Também é importante para entender por onde chegam seus clientes e como fidelizá-los. São três fases: o topo de funil, o meio e o fundo. 


No topo do funil acontece o primeiro contato. Nele que o público é atraído a conhecer sua marca, e para que ele realmente aprenda é importante oferecer conteúdo rico. Infográficos e e-books são excelentes exemplos de conteúdos que podem ser oferecidos nesta etapa. 


Mas como nada vem de graça, para que o internauta acesse esse conteúdo você pede uma contrapartida: um endereço de e-mail, nome, profissão, alguns dados que sirvam para você conhecer e segmentar seu público.


Na segunda etapa, é importante reafirmar sua autoridade no assunto comunicando dando informações relevantes sobre seu mercado e mostrando seu diferencial. Crie conteúdos que engajem por apresentar informações relevantes e incluam seu produto ou serviço na vida de quem tem um problema para resolver.


As pessoas costumam pesquisar antes de fechar negócios, então traga a experiência positiva de quem já fechou negócio com você e seja ágil ao responder as demandas do seu público para ter uma boa reputação.


Com tudo isso, certamente você vai conseguir levar seu cliente à terceira etapa: a compra. Feito isso, além de comemorar, é o momento de se preocupar com um fator determinante: o pós-venda. Uma experiência de venda bem-sucedida, onde toda a jornada do consumidor pelos caminhos do funil acontece sem percalços é uma excelente forma de conquistar mais clientes. 


Isso porque além do feedback positivo que seu cliente pode deixar no online, ao ver alguém buscando a solução que ele já encontrou certamente vai lembrar de indicar seu serviço para quem busca algo diferente. Quer saber como colocar esses passos todos em ação com um time de especialistas?

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