Como as cores influenciam a identidade do seu negócio

Autor: Janine Martins


As cores escolhidas para representar seu negócio fazem parte da identidade visual dele, juntamente, é claro, com uma série de outros elementos. Esse conjunto expressa o que é a marca e o que ela quer passar ao mundo. Diz muito sobre o lugar que a empresa ocupa e quer ocupar e seu jeito de existir.


Como quando você olha algo e rapidamente o relaciona com alguém e aquilo que é apreciado pela pessoa. Faz parte da experiência do conhecer a capacidade associar em um curto espaço de tempo. E usar elementos da identidade visual para isso, em especial as cores, colabora para que seu público relacione você e seus valores a outros símbolos que ele verá no dia a dia.


Esse experimento pode mudar de acordo com o local onde você mora, o ano em que nasceu e as referências que traz em si, mas provavelmente se alguém lhe mostrar um cartão roxo, você automaticamente vai lembrar de uma marca. Assim como o vermelho vivo pode remeter a uma grande quantidade de marcas, porém, com letras brancas, geralmente resta apenas uma opção,


 A imagem e as cores nela contidas são uma forma rápida e eficiente de comunicar. Por isso devem ser tão bem pensadas, assim como a representação imagética da marca:o logotipo. E para que isso ocorra da melhor maneira possível, recomenda-se que a empresa tenha seus valores claros, de modo que ao ter conhecimento do negócio o designer entenda os valores e propósitos e traduza isso em símbolos e cores. 


Vários estudos indicam como as cores se relacionam a emoções, sentimentos e sensações. E tudo isso influencia, mesmo que de forma inconsciente e subjetiva, a forma como seu público enxerga a sua marca.

E aí, como você quer ser visto?